(11) 4997-1233 / 4997-3098 / 99113-1850

Texto do wikihow
Se você está construindo uma calçada, instalando postes, ou fazendo uma fundação para um grande edifício, você precisa saber algumas coisas básicas antes de escolher o melhor concreto para o projeto que irá realizar. Aqui estão alguns passos para ajudar você obter sucesso em seu projeto.

Passo 1

Saiba mais sobre as misturas de projeto básicas utilizadas na produção de concreto. Existem concretos de diferentes tipos, resistência e composição, cada um com características que os fazem ter um melhor desempenho para um determinado tipo de aplicação. Aqui estão alguns exemplos:
A resistência geralmente é determinada por meio de testes de compressão, e é expressa em libras por polegada quadrada (PSI). O concreto normal possui uma faixa de 2.500 PSI a 5000 PSI, mas existem misturas de projeto de engenharia de mais de 10.000 PSI usadas em aplicações especializadas. Resistências baixas também estão disponíveis para rejuntes, mas não iremos perder muito tempo com esses produtos. Aqui estão alguns usos comuns para diferentes resistências de concreto. Note que esses não são usos exclusivos, pois designers e engenheiros estruturais podem especificar outros usos em projetos de construção.
O concreto de 2500PSI pode ser usado em calçadas, passarelas e lajes. Esse concreto é normalmente o mais barato disponível. Usado como material de preenchimento solidamente compactado (subleito), este concreto é satisfatório para estes tipos de projetos, mas muitos trabalhadores profissionais em concretos preferem uma maior resistência devido às preocupações de garantia do produto, e alguns códigos de construção não permitem que seu uso para algumas dessas aplicações.
O concreto de 3000 PSI em muitos locais é uma mistura padrão multiuso para uso na construção civil em geral. É durável, tem cimento suficiente para dar-lhe boas características de acabamento, e pode ser usado bastante úmido sem sacrificar a qualidade.
O concreto de 3500 PSI é utilizado em aplicações onde a fissuração da superfície não é permitida e um carregamento significativo é esperado. Um exemplo seria a pavimentação de quebra-molas, onde veículos pesados podem trafegar sobre a superfície. Outros usos incluem fundamentos de construção, vigas e lajes onde cargas pesadas podem ser movidas ou armazenadas.
O concreto de 4000 PSI é usado para pavimento de locais onde há tráfego pesado, lajes que suportarão grandes pesos, como em lojas e armazéns, e fundamentos de concreto projetados para suportar cargas pesadas.
Concretos de 5000 PSI e misturas de concreto de resistência mais altas são usadas para projetos de construção especializados, onde são esperadas resistências de alto impacto, taxas de desgaste muito baixos ou condições extremos.
Misturas especiais. O concreto pode ser misturado com diferentes tipos de agregados que irão lhe dar diferentes qualidades que podem torná-lo mais adequado para o projeto. Aqui estão alguns exemplos:
Misturas de bombeamento são especialmente projetadas para serem colocados com uma bomba mecânica através de uma mangueira de alta pressão, com uma mínima chance de haver bloqueios. Eles podem ser bombeados mais úmidos do que outras misturas, e podem ter agregados menores do que as misturas convencionais.
Misturas com agregados expostos são projetados para que, quando a superfície acabada de argamassa é removida por jateamento ou lavagem com água enquanto o concreto está muito verde (não curado), uma camada uniforme de agregado de tamanhos semelhantes seja exposto. Cascalhos, calcários e outros agregados são misturados nesta mistura a uma proporção maior do que normal.
Misturas com ar aprisionado irão receber ar em seu processo de produção, e então pequenas bolhas de ar são criadas no material acabado. Isso permite uma maior expansão do concreto, sem rachaduras, fazendo com que ele tenha um melhor desempenho em projetos que estão expostos a grandes diferenças de temperatura.
Concretos flexíveis são usados para grandes projetos de pavimentação, e atingem uma boa resistência estrutural sem grandes quantidades de reforço, reduzindo assim os custos de material e instalação. Essas misturas são descritas de acordo com sua flexibilidade, por exemplo, concreto de flexibilidade 650, 750 e 850.

Passo 2

Saiba mais sobre as características do concreto que você estará usando. Existem várias características diferentes que você precisa entender para ter certeza de que seu concreto será bem colocado e acabado. Aqui estão algumas delas:
Desmanche. Esta é uma medida do quão plástica pode ser a condição do concreto após ele ser colocado. O desmanche é medido através do preenchimento de um molde metálico cônico com o concreto, mexendo-o em etapas para garantir que ele fique completamente consolidado ao molde. Em seguida, o molde é removido, levantando-o com cuidado, e a distância dos fragmentos provenientes do desmanche são medidos. Se o concreto cai 4 polegadas, ele é considerado um concreto com “desmanche de 4 polegadas.” Misturas de projeto normalmente possuem um valor de desmanche recomendado para render o melhor desempenho, e adicionar muita água para aumentar o desmanche e facilitar a colocação do concreto, pode reduzir significativamente a resistência do concreto acabado.
Misturas com cinzas. Cinzas são um subproduto industrial usado para complementar o cimento Portland em algumas misturas. Ela diminui o custo de produção do material acabado, e faz a reparação de falhas e outras imperfeições mais fácil. Ele também retarda a velocidade de ajustamento do concreto, permitindo mais tempo para trabalhar o material durante o processo de acabamento.
Aditivos químicos. Há muitos produtos químicos que podem ser adicionados ao concreto que melhoram algumas de suas características de desempenho. Plastificantes deixam o concreto mais fluido para permitir colocá-lo em lugares mais apertados, ou onde há dificuldade de ajustamento. Misturas de água reduzida possuem menores quantidades de água necessária para melhorar sua capacidade de trabalho sem afetar a resistência, enquanto que a diminuição de componentes reduz a necessidade de expansão e a construção de juntas em locais onde não são desejadas.

Passo 3

Compreenda as diferentes cores disponíveis de concreto. A maioria das pessoas tem uma imagem do concreto como um material cinza, porém concretos das mais variadas cores estão disponíveis, desde o branco puro, tons de azul, vermelho, marrom, e quase qualquer outra cor que você possa imaginar. O concreto acabado pode ser também manchado, ou revestido com epóxi para dar efeitos únicos, caso seja desejado.

Passo 4

Conheça os tipos diferentes de acabamentos que podem ser executados em concreto. Acabamentos planos e lisos são feitos através de planificadores e pás, e por toda parte, este é o método mais comum de acabamento de concreto. Outros métodos estão disponíveis, incluindo os seguintes:
Acabamento a vassoura é feito, como o nome indica, com uma vassoura, enquanto o concreto ainda é trabalhável. Ela é uma boa opção para calçadas, onde é necessária tração.
Acabamento de sal é feito por aspersão de sal na superfície de concreto ainda trabalhável. Em seguida são espalhados para dentro da superfície antes que eles se dissolvam, e assim que eles se dissolvem eles deixam uma superfície marcada, que, quando feita corretamente, dá uma aparência única, distinta e uma boa tração.
Agregado exposto, mencionado anteriormente, é feito por meio de lavagem ou jateamento da superfície do concreto, expondo os compostos por baixo. Quando feito com agregado de tamanho e cor uniformes, pode se tornar um acabamento muito atraente.
Concreto em relevo é feito com rolos especiais grades usados enquanto o concreto ainda é trabalhável.

Passo 5

Converse com profissionais locais para ajudar a determinar qual concreto você precisará usar. Isto é especialmente útil, pois produtos utilizados em uma área podem ser completamente inadequados para outra região.

Passo 6

Leia as plantas e especificações se você estiver seguindo um projeto de construção. Um engenheiro estrutural com experiência em design de concreto produz frequentemente especificações sobre as misturas necessárias para um bom desempenho.

Passo 7

Utilize as informações acima para decidir o tipo de mistura de concreto mais adequado para o seu projeto. Para ter certeza de que o concreto irá funcionar bem em sua aplicação você precisa fazer sua lição de casa em outros três itens.
Dê forma ao concreto corretamente, deixando as formas niveladas ou em verticais, quando necessário. Ele tambpem deve ser rigidamente colocado para evitar desvios ou falhas. Utilizando materiais fortes e órtese suficiente é fundamental para concretagem de sucesso.
Certifique-se de que os materiais de reforço foram colocados corretamente. Se você estiver usando vergalhões de reforço, amarrá-los e apoiá-los na posição adequada é necessário para que se possa alcançar a força desejada. Vergalhões mal colocados no concreto podem corroer causando danos à estrutura de concreto.
Para lajes em série, certifique-se de que o subleito é estruturalmente suficiente para suportar o peso do concreto e outros elementos do seu prédio. Você pode ter que remover o material instável e substituí-lo com preenchimento estrutural para atingir o limiar de carga requerido pelo seu projeto.